O mancal termoplástico pode ser de dois tipos: deslizante, o qual atua com o deslizamento dos elementos a serem movimentados, ou de rolamento, que atuam com a rotação de eixos para que a movimentação ocorra. Outra vantagem do mancal termoplástico é sua resistência à corrosão, o que o torna uma peça altamente durável, pois sua superfície lisa impede o acúmulo de sujeiras e a proliferação de bactérias, facilitando sua higienização.
O mancal tipo tensor também é conhecido como mancal do tipo esticador, é provido com canais de guias que permitem ajustes na regulagem das unidades do rolamento de esferas no eixo no momento da instalação ou durante a operação e que são usadas onde os dispositivos de aperto da correia do eixo são exigidos, como em aplicações de transporte.
Esse componente largamente utilizado em equipamentos industriais é forjado em aço inoxidável e moderno sistema de vedação em silicone, para conferir mais resistência ao trabalho. O mancal de aço inox já vem com pré-lubrificação, isenta de resíduos minerais, conforme as normas regulamentadoras para as boas práticas de fabricação desse tipo de peça, melhor atendendo às exigências das indústrias farmacêutica e alimentícia, que requerem peças lubrificadas com material alimentício.
A unidade é composta por um rolamento de esferas vedado de fileira única com anel externo abaulado, montado em uma carcaça. Devido à superfície externa abaulada do rolamento, é possível compensar desalinhamentos do eixo. Os rolamentos são fabricados com uma tolerância positiva. Por isso, a utilização de eixos com tolerâncias h resulta em encaixes de transição ou deslizantes. A fixação do eixo é efetuada através de pinos roscados no anel interno.
O mancal bipartido é um suporte para os rolamentos que tem uma estrutura repartida ao meio. Sua principal característica é a facilidade para a montagem do rolamento.
O mancal de apoio é responsável por proporcionar um funcionamento com baixo atrito de máquinas, como mandrilhadoras, tornos, retíficas, dispositivos, CNC, entre outras, presentes em diversos segmentos e necessitam viabilizar as rotações de suas operações.