Os acoplamentos de eixo nada mais são do que os acoplamentos utilizados na ligação de eixos rotativos com desalinhamento inevitável.
Esses desalinhamentos, por sua vez, podem ser tanto radial, angular ou axial. Para resolver essa questão, os elementos elásticos desse tipo de acoplamento são resistentes e absorvem choque e vibrações provenientes de máquinas acionadas.
O acoplamento flexível serve para compensar o desalinhamento na união entre eixos em quatro direções diferentes: paralela, angular, torcional e axial
Antes de tudo, essa flexibilidade é importante em aplicações nas quais o desalinhamento afeta o movimento de rotação e a velocidade do eixo acionado.
Transmitem torque com grande eficiência e acomodam todos os tipos de desalinhamento. Também compensam o movimento relativo entre o eixo motriz e o movido. Se o acoplamento de lâmina tiver só um conjunto de lâminas, ele pode acomodar desalinhamento angular e axial.
O acoplamento de engrenagem é utilizado para unir e transmitir torque entre dois eixos. Principalmente em altos torques, mesmo em altas velocidades. Da mesma forma, consegue compensar pequenos desalinhamentos sem perdas significativas de potência.